🔓 “Sempre Um Papo” entrevista Lira Neto nesta quarta

Biógrafo fala sobre seu mais recente livro, “Arrancados da Terra”, que narra a saga de um grupo de refugiados que desembarcou em Nova Amsterdam em 1654
Lira Neto, autor de “Arrancados da Terra”
30/03/2021

Nesta quarta-feira o projeto “Sempre Um Papo” recebe o biógrafo cearense Lira Neto. O bate-papo começa às 19h e tem transmissão gratuita pelo Youtube, Instagram e Facebook.

Durante o encontro, mediado por Afonso Borges, Lira Neto fala sobre seu mais recente projeto, o livro Arrancados da Terra — Perseguidos pela Inquisição na península ibérica, refugiaram-se na Holanda, ocuparam o Brasil e fizeram Nova York.

Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa.

Essa é a trajetória da grande travessia dos pioneiros que formaram a primeira comunidade judaica das Américas, no Recife. Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. Com prosa fluida e rigor histórico, Lira Neto entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América no livro Arrancados da Terra.

Lira Neto nasceu em Fortaleza, em 1963. É jornalista e escritor. Considerado um dos maiores biógrafos da atualidade, Neto venceu quatro vezes com o Prêmio Jabuti. É autor de, entre outros, Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, Uma história do samba: As origens e Castello: A marcha para a ditadura.

O “Sempre Um Papo”, que em 2021 completa 35 anos, é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho