A Aleph lança um box com os romances Nós, Laranja mecânica e 1984, de Ievguêni Zamiátin, Anthony Burgess e George Orwell, respectivamente. Os três livros, clássicos da distopia, tratam cada um a seu modo de variadas formas de opressão em futuros nada agradáveis.
O primeiro, lançado em 1924 e considerado inspiração para muitas outras narrativas do gênero que vieram depois, foi escrito por Zamiátin no calor da Revolução Russa — e traz os elementos que notabilizaram as distopias, como as críticas ao poder unilateral e às formas aparentemente sutis, mas bárbaras, de opressão.
No segundo, adaptado para o cinema por Stanley Kubrick em 1972, Alex e seus “drugues” formam uma gangue de arruaceiros turbinados por um leite que dá energias para que eles possam praticar suas maldades — até que o Estado entra em ação, o protagonista perde seu reinado e entram em cena reflexões sobre juventude, redenção e opressão.
1984, um clássico incontornável e que voltou aos holofotes devido à situação sociopolítica de vários países poderosos, narra a saga de Winston e seu amor impossível, no que eles tentam driblar o olhar sempre atento do Grande Irmão.