🔓 Antologia reúne relatos de abusos contra mulheres

Em "Precisamos falar sobre abuso", ativista Roxane Gay compila ensaios de escritoras, acadêmicas, ativistas, atrizes e artistas plásticas
Roxane Gay, autora de “Precisamos falar sobre abuso”
25/03/2021

Na antologia Precisamos falar sobre abuso, a best-seller Roxane Gay reúne relatos, memórias, quadrinhos, contos, autoficção e ensaios escritos por mulheres das mais diferentes origens, raças e áreas de formação sobre o que significa viver em um mundo onde desde crianças elas precisam conviver com ameaças constantes de assédio, violência e agressões.

Os textos presentes na coletânea são assinados por escritoras, acadêmicas, ativistas, atrizes e artistas plásticas e tratam de uma série de diferentes experiências que são compartilhadas por mulheres em praticamente todas as partes do mundo, incluindo ainda relatos de homens sobre como a cultura do estupro afeta a todos, ou seja, é uma luta que vai muito além de questões de gênero.

O que esses textos têm em comum são seu tom profundamente pessoal. As autoras convidam à reflexão e mostram que, mais do que nunca, as vítimas de abuso não precisam — nem devem — se calar. E reforçam que a dor do abuso, ainda que seja muito individual, não precisa ser sofrida em silêncio.

Ao compartilhar suas experiências e seu sofrimento, a dor se transforma em força para a luta por uma sociedade igualitária, onde as mulheres não mais terão que ter suas existências medidas pelo medo.

A escritora Roxane Gay é PhD em Comunicação pela Universidade Técnica do Michigan,  palestrante, editora e professora de Escrita Criativa na Universidade de Purdue. Mora em Lafayette, no estado norte-americano de Indiana.

Precisamos falar sobre abuso
Roxane Gay
Trad.: Fal Azevedo
Globo Livros
160 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho