Iluminações e Uma cerveja no inferno são os títulos das novas versões de dois grandes trabalhos do poeta francês Jean-Arthur Rimbaud (1854-1891). As obras, com traduções assinadas pelo português Mário Cesariny (1923-2006), estão editadas em um único livro bilíngue e disponíveis pela Chão da Feira.
A partir dos originais Une saison en enfer (1873-1875) e Illuminations (1873), Cesariny optou por manter a inventividade e buscou preservar a potência dos escritos que fizeram de Arthur Rimbaud — como é mais conhecido pelo público nacional — um dos pilares da poesia contemporânea.
Em sua breve existência, o poeta nascido em Charleville, em 1854, teve uma carreira meteórica e produziu suas principais obras entre os 15 e 20 anos de idade. Após a conclusão de sua obra-prima, que chega ao público brasileiro como Uma cerveja no inferno, o autor abandonou a pena e foi viver do comércio de café e tráfico de armas na Etiópia.
Prejudicado por um câncer na perna, o artista que prezou pelo completo desregramento dos sentidos retornou à França e, em novembro de 1891, morreu — deixando um legado quase mítico, interpretado por Leonardo DiCaprio no filme Eclipse de uma paixão (1995).