🔓 Mahmud Darwich é homenageado em live nesta quarta-feira

Na mesa “Escrevendo a Palestina — 80 anos de Darwich”, Milton Hatoum, Michel Sleiman e Safa Jubran discutem a obra do poeta palestino, morto em 2008
Mahmud Darwich, autor de “Onze astros” e “Da presença da ausência”
24/03/2021

A editora Tabla promove nesta quarta-feira (24) a mesa virtual Escrevendo a Palestina — 80 anos de Darwich. Com transmissão pelo YouTube, a partir das 17h, o encontro — mediado por Geraldo Campos — reúne Milton Hatoum, Michel Sleiman e Safa Jubran para discutir a obra do poeta palestino Mahmud Darwich e questões afins, como a produção literária e artística do país de origem do homenageado.

Darwich, morto em 2008, é considerado o poeta nacional da Palestina. Muitas vezes preso, exilado e refugiado, tornou-se símbolo da luta pela liberdade de sua nação e é responsável pelo texto de declaração de independência do país, proclamada em 1988. No Brasil, a Tabla publicou seus livros Onze astros e Da presença da ausência.

Dos participantes da mesa, Hatoum é autor de romances como Relato de um certo Oriente (1989) e Dois irmãos (2000), entre outros, e Michel Sleiman e Safa Jubran são docentes e dois dos principais nomes da tradução feita diretamente do árabe para o português. O mediador, Geraldo Campos, é doutor em filosofia e diretor do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Onze astros
Mahmud Darwich
Trad.: Michel Sleiman
Tabla
112 págs.
Da presença da ausência
Mahmud Darwich
Trad.: Marco Calil
Tabla
184 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho