A organização do Salão do Livro de Paris anunciou que a edição deste ano foi definitivamente cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus. Marcado para acontecer em março, o evento já havia sido adiado para o fim de maio antes do cancelamento definitivo. Este é o segundo ano consecutivo que o Salão não será realizado.
Em comunicado enviado à imprensa, o Sindicato Nacional dos Editores, realizador do Salão, justificou a decisão devido as incertezas dos próximos meses e “por conta das medidas sanitárias em vigor que não permitem a organização de um evento público da magnitude da feira sob condições satisfatórias”.
Os editores que optaram por participar da edição de 2021 do evento serão reembolsados. O Salão do Livro de Paris recebe anualmente 160 mil visitantes, cerca de três mil autores e 715 grupos escolares. Uma média de 450 estandes compõem o salão e 50 países são representados no evento. A programação conta ainda com 250 conferências e debates. O comunicado termina dizendo que o Salão voltará em 2022.
Em 2015 o Salão do Livro de Paris escolheu o Brasil como país homenageado. A 35ª edição contou com a participação de 45 autores brasileiros, todos com livros traduzidos para o francês. Foi a segunda vez que o país foi homenageado no evento, a primeira foi em 1998.