🔓 Irvine Welsh volta ao universo de “Trainspotting”

“A calça dos mortos”, novo romance do autor escocês, reúne mais uma vez a turma de desajustados de Edimburgo, com Mark Renton encabeçando a história
Irvine Welsh, autor de “Crime”
17/03/2021

Está em pré-venda pela Rocco o romance A calça dos mortos, de Irvine Welsh. Quinto volume de uma série iniciada com Trainspotting (1993), a obra reúne mais uma vez o grupo de desajustados Frank Begbie, Sick Boy, Spud e Mark Renton, que encabeça a história.

Continuação direta de O artista da faca, no qual Begbie é apresentado inicialmente como um homem novo e sensível, distante de toda violência com a qual estava acostumado, o novo livro traz Renton como protagonista — e mostra como certas coisas nunca mudam.

Livre da heroína, Mark ganha muito dinheiro gerenciando DJs, mas a vida de aparências não lhe satisfaz. Ao se encontrar inesperadamente com Begbie, os dois velhos amigos voltam à Escócia e se envolvem novamente com Sick Boy e Spud. O encontro, como era de se esperar, não acaba bem.

Um parece alimentar o fantasma do outro, e logo a trupe está novamente metida em um mundo sombrio — com o agravante da idade e suas responsabilidades, bem diferente de quando eles eram apenas jovens bêbados e drogados com alguma esperança.

Neste que é o 12º livro de Welsh lançado pela Rocco, a sorte promete abandonar de uma vez por todas um dos quatro homens, que não sobreviverá até o final da narrativa. Pornô, Requentando repolhos, A vida sexual das gêmeas siamesas e Uma boa corrida são alguns dos outros títulos de Irvine disponíveis no Brasil.

A calça dos mortos
Irvine Welsh
Trad.: Ryta Vinagre
Rocco
432 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho