Em 2019, Ruth Rocha completou meio século de vida literária. Hoje, a paulistana chega aos 90 anos de idade — e segue produzindo para o público infantojuvenil, para o qual já escreveu cerca de 200 títulos. Com somente um deles, Marcelo, marmelo, martelo (1976), vendeu aproximadamente 20 milhões de exemplares.
Nascida em 1931, no bairro de Vila Mariana, Ruth é formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Os 15 anos que trabalhou como orientadora educacional fizeram-na se aproximar do público infantil, e daí para a escrita foi um pulo.
Na revista Recreio, responsável por alavancar sua carreira, aprimorou seu texto ficcional e produziu com regularidade entre as décadas de 1970 e 80. O primeiro texto veiculado, Romeu e Julieta, discutia o racismo ao narrar a história de borboletas de cores diferentes que não podiam brincar juntas.
O reinzinho mandão (1973), Sapo vira rei vira sapo (1982) e Este admirável mundo louco (2008) são alguns dos títulos desta escritora que já venceu, entre outros prêmios literários, o Jabuti e ABL. Almanaque do Marcelo e a turma da nossa rua (2020) é sua publicação mais recente.