🔓 “Caderno Emília” lança quinta edição

Publicação sobre cultura e leitura traz conto inédito do escritor e editor do “Rascunho”, Rogério Pereira, e ilustrações da artista Elisa Carareto
Capa da quinta edição do “Caderno Emília”
18/02/2021

A nova edição da publicação digital Caderno Emília está circulando. Com mais de 160 páginas que tratam de leitura, cultura e sociedade contemporânea, traz ilustrações da artista Elisa Carareto e um conto inédito — O porco — do escritor e editor do Rascunho, Rogério Pereira. Os dois autores são os homenageados desta quinta edição.

Outro destaque é a entrevista com Fernanda Miranda, pesquisadora de literatura, vencedora do Prêmio Capes de Teses 2020 e autora do livro Silêncios prescritos: estudos de romances de autoras negras. A conversa foi conduzida pelos jovens do coletivo Encrespad@s, que desenvolve formação para disseminar educação antirracista.

A edição nº 5 traz ainda artigos sobre Gianni Rodari e sobre o papel da imaginação; uma reflexão sobre palavras e jogos e outra sobre as contribuições da antropologia para mediação de leitura, além da coluna da escritora chilena Sara Bertrand.

A publicação é gratuita. Basta fazer cadastro na Comunidade Emília para receber o link de acesso por e-mail. As edições anteriores estão todas abertas e disponíveis aqui.

O Caderno Emília é uma publicação digital semestral que integra o Selo Emília, selo independente de obras literárias e livros teóricos no campo de estudo da leitura. É uma iniciativa do Instituto Emília, que também edita a Revista Emília.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho