A editora Instante anunciou a pré-venda do romance Floradas na Serra, de Dinah Silveira de Queiroz. Em sua obra de estreia, publicada em 1939, a autora descreve o cotidiano de tuberculosos em tratamento na Serra da Mantiqueira, em um momento em que a doença era conhecida como “peste branca”.
Nesse cenário epidêmico, nas primeiras décadas do século 20, Campos do Jordão se torna referência de esperança para os que foram contaminados — e é onde a jovem Elza desembarca, angustiada e ansiosa pela cura.
À personagem principal juntam-se outras três moças enfermas — Lucília, Belinha e Letícia —, com as quais a protagonista vive uma rotina de cuidados médicos e troca ideias de todos os tipos.
No prefácio, a escritora carioca Ana Maria Machado — vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen — afirma que a obra da paulistana “ajudou a consolidar e fixar essa linguagem brasileira de contar as coisas de um modo fluente e nosso”.
Dinah nasceu na cidade de São Paulo, em 1911. Cercada por livros desde criança, obteve sucesso já em sua primeira publicação — esgotada em pouco mais de um mês. Dedicou-se a diferentes gêneros literários e é tida como pioneira da ficção científica no Brasil, com os títulos Eles herdarão a Terra (1960) e Comba Malina (1969). Morreu em 1982.