A crise financeira da Livraria Cultura se agravou ainda mais, o que obrigou a rede a fechar a única loja que mantinha em Curitiba, localizada dentro do shopping Curitiba, no centro da capital paranaense.
A empresa também encerrou suas atividades nos shoppings Villa-Lobos e Bourbon, em São Paulo. Na cidade, continuam ativas as lojas do Iguatemi e do Market Place, além da famosa unidade do Conjunto Nacional.
“Desde março de 2020, devido a todas as restrições impostas pela crise da Covid-19, iniciamos negociações com todos os nossos locadores para que tivéssemos condições comerciais adequadas à nova realidade e pudéssemos manter nossas lojas de maneira sustentável. Apesar dos esforços de todos os lados, o prolongamento da crise e a falta de previsibilidade nos fez tomar a decisão”, disse a empresa por meio de nota.
Os problemas da Cultura começaram em 2016 e vêm se agravando ano a ano, com atrasos no pagamento a editoras, o que obrigou a empresa a recorrer a um pedido de recuperação judicial. Com a pandemia, as coisas pioraram ainda mais.
“Parte importante do faturamento das lojas vinha de eventos, noites de autógrafos, atividades culturais, gastronômicas e obviamente de contato social. Infelizmente, não acreditamos que tais atividades voltarão com força ainda em 2021.”