A Companhia das Letrinhas acaba de publicar uma obra que reflete sobre a saúde mental de crianças. Eu fico em silêncio, escrito e ilustrado pelo multiartista americano David Ouimet, narra a história de uma menina silenciosa lutando para se adequar em um mundo cada vez mais cheio de ruídos.
Na contramão da normatividade, que pode acarretar incompreensão e sofrimento emocional às crianças, a história acolhe as diferenças e reafirma o lugar do livro como um espaço seguro e silencioso para falar sobre emoções.
Em uma enorme cidade industrial surrealista onde as pessoas usam máscaras de gato enquanto operam as máquinas, uma jovem veste uma máscara de rato e “fica quieta”. Em uma narrativa em primeira pessoa composta por frases curtas, o narrador afirma que a menina é diferente, “a nota que não está afinada”.
A história muda quando a garota encontra uma biblioteca e sai de sua obscuridade isolada para uma calma interior. Isso permite que ela reconheça seu lugar no mundo e sua voz em potencial.
David Ouimet nasceu nos Estados Unidos e é músico, ilustrador e autor de livros infantis. Já ilustrou capas de CDs e de livros e teve seu trabalho exposto no Museum of American Illustration de Nova York em 2017.