A Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade, que integram a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, estão com inscrições abertas para diversos cursos online nos meses de fevereiro e março. As inscrições são feitas nos sites das instituições.
O museu Casa das Rosas oferece dois cursos: “Escrever o corpo, editar a paisagem”, conduzido pelo escritor e editor Reynaldo Damazio e pela poeta Julia Bac, e “A literatura produzida no contexto dos saraus e slams na periferia de São Paulo”, ministrado por Eleilson Leite, coordenador de cultura da ONG Ação Educativa.
A cultura afro-paulistana e uma série de artigos de Mário de Andrade para a mídia impressa são temas dos cursos da Casa Mário de Andrade.
“Mário de Andrade e jornalismo: mestres do passado 100 anos” é uma atividade que pretende oferecer um panorama da série de artigos “Mestre do passado”, escrita por Mário de Andrade para o Jornal do Comércio em 1921, no qual o escritor organiza críticas ao parnasianismo, às vésperas da Semana de Arte Moderna de 1922.
E a Casa Guilherme de Almeida traz cursos com foco no cinema: “Memórias de um fã: a história do cinema segundo Guilherme de Almeida” e “O que Chaplin não falou”, ambos ministrados por Donny Correia.