A FTD Educação acaba de lançar A lua rodou, do irlandês W. B. Yeats. Organizada por Noreen Doody, especialista na obra de Yeats, o livro traz alguns dos poemas mais representativos do autor, além de pequenos contos e textos biográficos. Com tradução de Alípio Correia de Franca Neto, a obra é direcionada ao público infantil.
A lua rodou retrata um universo de fadas, animais silvestres, objetos com vida própria, um gato que dança com a lua, uma criança que dança ao sabor da maresia, um rei com penas de falcão no lugar dos cabelos, representados nas feéricas ilustrações de Shona Shirley Macdonald. Os desenhos remetem a um mundo de encantamento e convidam o leitor a percorrer a atmosfera mágica, mítica e onírica dos textos de Yeats.
Além de trabalhos inéditos, histórias de família e uma carta escrita quando Yeats ainda era menino, a publicação reforça alguns dos principais temas da obra do escritor, uma das mais inovadoras do século 20: o folclore, o misticismo, a família e a infância.
William Butler Yeats nasceu em Dublin, na Irlanda, em 13 de junho de 1865. Considerado um dos maiores poetas dos tempos modernos, foi figura-chave no movimento do Renascimento Literário Irlandês, entre o fim do século 19 e o início do 20. Seus primeiros poemas e histórias foram inspirados na mitologia e no folclore irlandeses.
No decorrer da carreira, escreveu sobre diversos outros assuntos: amor, política, misticismo e espiritualidade. Em 1923 recebeu o Nobel de Literatura. Yeats morreu na França, em 28 de janeiro de 1939, e foi sepultado em seu país natal, no cemitério de Drumcliffe, no condado de Sligo.