A TV Cultura exibe no próximo sábado (2), às 20h45, um novo episódio da série Poesia e Prosa com Maria Bethânia. João Cabral de Melo Neto é o foco desta edição do seriado em que a cantora coloca em destaque, a partir de conversas descontraídas e afetivas, obras de grandes escritores brasileiros. Bethânia recebe Chico Buarque para o bate-papo — o programa também conta com depoimento de Evaldo Cabral, irmão do autor.
João Cabral de Melo Neto sonhou com uma poesia sólida, feita do peso da realidade e traz em seus versos a beleza da pedra, do chão seco do sertão, do amor dos mal amados e a explosão de uma vida severina. Para falar sobre essa trajetória, o programa recebe Chico Buarque, que ainda muito jovem musicou trechos do poema Morte e Vida Severina, e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Wander Melo Miranda. Além de depoimentos de Evaldo Cabral, historiador e irmão de João Cabral, do escritor Alberto da Costa e Silva e de Adélia Menezes, professora da Universidade de São Paulo.
Bethânia recita trechos de Morte e Vida Severina e outras grandes obras do autor, como Os três mal amados. Acompanhada de Chico Buarque, Bethânia interpreta a letra de Construção, composição de Chico que traz grandes semelhanças com as obras de João Cabral.