Ao longo de 2020, o arquiteto Miguel Pinto Guimarães realizou diversas entrevistas remotamente com personalidades das mais diversas áreas, em lives no Instagram. Esse material foi editado em Quarenta e quatro em quarentena, livro recém-publicado pela Intrínseca. O autor conversou com a jornalista Cora Rónai sobre a obra. A live foi gravada na Livraria Travessa e será transmitida nesta quarta-feira (23), às 18h, pelo Facebook e YouTube da Intrínseca.
A ideia original de Guimarães era discutir questões envolvendo arquitetura e urbanismo, mas o projeto acabou cobrindo uma série de temas debatidos com figuras de grande destaque em várias áreas, como Gilberto Gil, Fernando Henrique Cardoso, Sonia Guajajara, Regina Casé, Guga Chacra, Pedro Malan, Marina Silva, Teresa Cristina, Gregorio Duvivier e muitos outros.
Estão no livro as divagações sobre o que seria o tão falado novo normal, os desafios de se manter produtivo em tempos turbulentos, a conjuntura política do país, as alternativas sustentáveis para a economia, a trajetória dos movimentos negros e a situação dos povos indígenas, além da história do samba, o papel do humor no cotidiano, o significado do envelhecimento e o impacto de uma pandemia em nossa percepção do que é ser humano.
Miguel Pinto Guimarães é arquiteto e urbanista formado pela FAU/UFRJ. É titular do escritório MPG Arquitetos Associados, inaugurado em 2003. Com mais de 27 anos de carreira, já assinou cerca de 800 projetos em todo o Brasil e no exterior, muitos deles premiados nacional e internacionalmente. Publicou diversas crônicas e artigos ao longo dos últimos anos no jornal O Globo e nas revistas Casa Vogue e Bamboo, sobre urbanismo, cidades, arquitetura e cultura.