🔓 Livro compila perfis de editores brasileiros

“100 nomes da edição no Brasil”, do jornalista Leonardo Neto, faz recorte sobre profissionais que atuaram nas mais diversas áreas da indústria editorial
José Olympio, um dos grandes editores brasileiros
26/11/2020

(26/11/20)

Em 100 nomes da edição no Brasil, o jornalista Leonardo Neto perfila editores que construíram a história do livro no país, desde o século 17 até os dias de hoje. Em um dos raros registros feitos da história do mercado editorial brasileiro, o livro separa os editores em sete categorias: os pioneiros, os revolucionários, os combatentes, os da redemocratização, os contemporâneos, e o futuro da edição.

A obra mostra como as decisões desses editores impactaram no mercado editorial que conhecemos hoje. Na lista de perfilados estão nomes históricos como José Olympio, Monteiro Lobato, Ênio Silveira, Jorge Zahar, Alfredo Weiszflog, Sérgio Machado, Massao Ohno, Rose Marie Muraro e Paulo Rocco.

Há ainda profissionais que têm ajudado a construir uma nova indústria do livro, como Rejane Dias, Marcos Pereira, Sonia Jardim, Daniel Lameira, Isabel Lopes Coelho, entre outros. As pessoas escolhidas atuam ou atuaram nas mais diversas áreas da indústria editorial — desde os livros de interesse geral, até os técnicos, passando pela literatura infantil, HQs, didáticos, etc.

O autor do livro, Leonardo Neto, é jornalista e atuou por 15 anos em comunicação corporativa e assessoria de imprensa na área cultural. Desde 2014 é editor-chefe do PublishNews, portal de notícias sobre o mercado editorial brasileiro. Esteve na cobertura de importantes eventos, como as feiras do Livro de Frankfurt, Londres, Sharjah e Buenos Aires. Em 2019 foi eleito um dos três melhores jornalistas no mundo na cobertura do mercado editorial pela Feira do Livro de Londres e pela UK Publishers Association.

100 nomes da edição no Brasil
Leonardo Neto
Oficina Raquel
384 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho