🔓 Em novo livro, Eduardo Giannetti propõe reflexão sobre amarras morais

“O anel de Giges — Uma fantasia ética”, que será lançado em 16 de novembro, parte de fábula de Platão para falar de censura social
Eduardo Giannetti, autor de “O anel de Giges”
07/11/2020

(07/11/20)

O anel de Giges — Uma fantasia ética, novo livro do economista Eduardo Giannetti, será lançado no próximo dia 16 de novembro. A partir da fábula de Giges, presente no segundo livro de A república, de Platão, na qual um camponês encontra um anel capaz de lhe conceder o poder da invisibilidade, Giannetti faz uma análise do experimento mental de se viver sem impedimentos ou censura social.

O anel de Giges traz uma reflexão sobre a natureza de nosso comportamento para além de leis e amarras morais. Para tal, Giannetti examina os ideais de plenitude e felicidade das tradições filosóficas ocidentais e como as diferentes escolas de pensamento ético — de Platão ao cristianismo, de Kant ao utilitarismo — reagiriam diante do desafio do anel.

Eduardo Gianetti nasceu em Belo Horizonte, em 1957. Formou-se em economia e ciências sociais na Universidade de São Paulo e obteve o Ph.D. na Universidade de Cambridge. Foi professor na Universidade de Cambridge, na FEA-USP e no Insper São Paulo. Escreveu, entre outros livros, Autoengano, O valor do amanhã e Trópicos utópicos.

O anel de Giges — Uma fantasia ética
Eduardo Giannetti
Companhia das Letras
320 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho