(04/11/20)
Uma campanha lançada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) pretende incentivar a volta do público às livrarias físicas. Como slogan “Estamos prontos para novas histórias”, a entidade pretende realizar, através do Instagram e outras redes sociais da ANL, a divulgação de novidades, agendas de lives e outras ações online, em que livreiros poderão integrar o espaço cultural virtual junto à Associação.
Em parceria com a editora Sesi-SP, a ANL criou uma série de peças gráficas que livreiros, editores, distribuidores, autores e leitores poderão usar em suas redes sociais, sempre acompanhadas pela hashtag #eunalivraria. As peças estão disponíveis no site da instituição.
Com a pandemia do novo coronavírus, as livrarias foram um dos setores da economia mais afetados. No entanto, o fechamento do comércio abriu e intensificou novas conexões online. Segundo o presidente da ANL, Bernardo Gurbanov, a pandemia acelerou alguns processos que já estavam em curso, um deles é o do comércio eletrônico e o uso das mídias digitais.
“As livrarias estão se conscientizando, cada vez mais, da necessidade de aproveitamento desses recursos para minimizar o impacto na queda de vendas e até para impulsioná-las novamente. Estamos caminhando para um modelo híbrido, em que as livrarias precisam trabalhar entre o mundo físico e o mundo virtual”, diz Gurbanov.