🔓 “O alienista” ganha edição ilustrada

Com ilustrações da artista visual Rivane Neuenschwander, editora Cobogó lança nova edição da clássica narrativa de Machado de Assis
Trabalho de Rivane Neuenschwander para “O alienista”, de Machado de Assis
03/11/2020

(03/11/20)

Publicado originalmente em 1882, O alienista, de Machado de Assis, ganha uma nova edição pela Cobogó, com ilustrações da artista Rivane Neuenschwander e prefácio dos sociólogos Elton Corbanezi e Laymert Garcia dos Santos.

Clássico da literatura brasileira, O alienista trafega entre o conto e a novela. O médico Simão Bacamarte passa a se interessar pela psiquiatria, iniciando um estudo sobre a loucura em Itaguaí, a infame Casa Verde, “bastilha da razão humana”. Após internar compulsoriamente quase todos os cidadãos da pacata cidade, o médico decide, por fim, liberá-los e ele mesmo se internar no local. O que se segue é uma história surpreendente e atual em seu debate sobre desvios e normalidade, loucura e razão.

As obras da artista Rivane Neuenschwander apresentadas no livro foram inspiradas no texto de Machado de Assis e inserem as personagens da trama no contexto atual, criando uma “ficção dentro da ficção”.

Rivane Neuenschwander nasceu em Belo Horizonte e vive e trabalha em São Paulo. Formou-se pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Royal College of Art, em Londres.

A artista aborda temas como memória, desejo, sexualidade, política e violência em trabalhos que convocam a participação do outro, seja no desenvolvimento, seja na formalização de ideias. Participou de importantes exposições coletivas, como a Bienal de Veneza (2003, 2005), a Bienal de São Paulo (1998, 2006, 2008) e a Bienal de Istambul (1997, 2011). Teve também exposições individuais montadas em museus da Colômbia, Brasil e Estados Unidos.

Machado de Assis foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo. Publicou seu primeiro livro de poemas, Crisálidas, em 1864, e o primeiro romance, Ressurreição, em 1872. Em 1881, publicou em livro Memórias póstumas de Brás Cubas, inaugurando assim a sua fase realista, a qual inclui algumas de suas obras mais conhecidas: Quincas Borba, Dom Casmurro e Esaú e Jacó. Em 1882, publicou a coletânea de contos Papéis avulsos, na qual se encontra O alienista.

O alienista
Machado de Assis
Ilustrações: Rivane Neuenschwander
Cobogó
120 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho