(21/10/20)
A inglesa Agatha Christie continua sendo um fenômeno mesmo após quase 50 anos de sua morte. Suas obras seguem no catálogo das editoras mundo afora, e regularmente surgem novas adaptações de seus livros para cinema, TV e teatro. Estima-se que seus livros já tenham vendido 4 bilhões de exemplares. Essa saga bem-sucedida começou há 100 anos, com a publicação de O misterioso caso de Styles, em 1920.
Marco da literatura policial e um dos maiores romances do gênero, o livro apresenta ao leitor pela primeira vez o detetive Hercule Poirot, personagem que seria presença marcante em vários outros livros da autora. No meio da madrugada, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava morte natural.
Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da velha mansão tinham motivos para matar a sra. Inglethorp e nenhum deles possuía um álibi convincente. Para solucionar o crime entra em ação Poirot.
Agatha Christie escreveu 78 romances policiais, peças de teatro, contos e um livro para crianças. Embora muitas vezes ridicularizada por autores de ficção por repetir frequentemente a mesma fórmula, sua popularidade entre os leitores continua intacta. Ela morreu em janeiro de 1976, na Inglaterra.