(11/10/2020)
O escritor gaúcho radicado em São Paulo Michel Laub acaba de publicar seu oitavo romance. Solução de dois estados narra a história de uma cineasta alemã, marcada por um trauma, às voltas com um documentário sobre a violência brasileira.
Os principais entrevistados são dois irmãos: Raquel, artista de cento e trinta quilos cujo trabalho se baseia em episódios que a levaram a detestar o próprio corpo, e Alexandre, empresário que atua no ramo fitness na periferia de São Paulo.
Diante das câmeras, os segredos dessa história íntima que envolve bullying de adolescência, uma disputa por herança e diferentes visões sobre temas como sexo, religião e responsabilidade individual são pontuadas por flashes da história recente do país.
Laub é jornalista e escritor. Alguns de seus romances foram muito bem recebidos pela crítica, em especial Diário da queda (2011) e O tribunal da quinta-feira (2016), ambos com direitos vendidos para o cinema. Seus livros saíram em treze países e dez idiomas. Recebeu os prêmios JQ-Wingate (Inglaterra), Transfuge (França), Bravo Prime e Jabuti (segundo lugar), entre outros.