🔓 Flip acontece em dezembro apenas na internet

Sem curador e autor homenageado, evento terá transmissão ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais da festa
A romancista britânica Bernardine Evaristo, ganhadora prêmio Booker em 2019, será o destaque da Flip
06/10/2020

(06/10/20)

Assim como vários outros eventos literários, a tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) vai acontecer de modo exclusivamente online neste ano. O evento, que seria em julho, acontece agora de 3 a 6 de dezembro. A programação da festa terá transmissão ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais da Flip.

O destaque da programação será a abertura com a romancista britânica Bernardine Evaristo, ganhadora prêmio Booker em 2019 com o livro Menina, mulher, outras (a ser lançado no Brasil no final do mês pela Companhia das Letras). Também foram anunciados os nomes da colombiana Pilar Quintana (ainda inédita no Brasil) e do brasileiro Itamar Vieira Junior, autor de Torto arado e cronista do Rascunho.

Prejudicado pela pandemia do novo coronavírus, o evento também sofreu turbulências internas com a saída da curadora Fernanda Diamant, que havia sido criticada por indicar a poeta americana Elizabeth Bishop como homenageada do evento. Bishop, que morou no Brasil, teria sido simpática ao regime militar e feito críticas aos costumes do país.

Agora, com o novo formato na internet, a Flip anuncia que a edição deste ano não terá curador nem autor homenageado.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho