(05/10/20)
O Instituto Moreira Salles promove a terceira edição do Fórum Africanidades. O evento reunirá educadoras, artistas e urbanistas em conversas sobre o enfrentamento do racismo tanto nas instituições culturais quanto no ensino formal. Gratuito, o fórum será transmitido ao vivo nos dias 14, 21 e 28 de outubro (quartas-feiras), às 18h, no canal do Youtube do IMS.
A primeira conversa acontece no dia 14 de outubro, à s 18h, com a presença de Keyna Eleison, diretora artÃstica do MAM Rio, e de Renata Sampaio, coordenadora educativa da terceira edição da Frestas — Trienal de Artes. As duas debaterão como a produção artÃstica pode ser uma forma de resistência e de construção de práticas educacionais antirracistas.
O evento continua no dia 21 de outubro, às 18h, com uma mesa voltada para as questões urbanas. A arquiteta e urbanista Tainá Reis de Paula conversará sobre o tema com Érika Lemos Pereira, educadora no Galpão Bela Maré/Observatório de Favelas.
O fórum encerra no dia 28 de outubro, às 18h, com um debate sobre as relações raciais na educação. A conversa contará com a participação de Bel Santos Mayer (cronista do Rascunho), educadora e coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, da artista e educadora Mirella Maria, criadora do projeto Quilombo mulheres negras, e da escritora e professora da rede pública Sonia Rosa.
Todas as falas do fórum serão gravadas e disponibilizadas, posteriormente, no site do IMS.