O 4º Congresso Internacional do Livro da Leitura e da Literatura no Sertão (Clisertão) está com chamada pública aberta até 15 de março para a submissão de trabalhos tematizando “Margens da/na Literatura, Linguagem e Leitura”. Organizado pela Universidade de Pernambuco (UPE), o encontro promove debates, minicursos, recitais, sarais e outros momentos de troca de experiências literárias.
O poeta Chacal, os romancistas Raimundo Carrero e Maria Valéria Rezende estão entre os convidados confirmados da edição, que trará também o tradutor e Eric Nepomuceno, além de importantes nomes da literatura do Chile, da Síria, da República do Congo e da Colômbia. Em 2018, o Clisertão homenageará o poeta Patativa do Assaré, que receberá o título de Doutor Honoris Causa da UPE, Yeda Barros, professora fundadora do Curso de Letras da UPE Campus Petrolina há 50 anos e a poeta Zita Alves.
De acordo com a organização do encontro, o Clisertão será composto por três espaços de vivências: Ciência e Cultura, realizado na universidade e que concentrará uma veia acadêmica da discussão; Ecoleituras, que promoverá passeios a lugares e ambientes culturais da região; e o Troca de Saberes, que ocupará diversos espaços públicos da cidade como praças e escolas.
O Clisertão acontece entre os dias 7 e 11 de maio em Petrolina (PE). Para obter mais informações ou saber como enviar trabalhos, acesse: http://www.upe.br/petrolina/