🔓 3º Festival Literário de Araxá

08/10/2014

Começa nesta quinta-feira (9) o 3º Festival Literário de Araxá (MG), o Fliaraxá. Focado no tema Leitura para um mundo melhor, esta edição traz para o circuito mineiro de literatura vários autores de renome nacional e internacional para discutir leitura, literatura e educação para crianças, jovens e adultos. O homenageado da vez é premiado escritor Luiz Vilela.

Luiz_Vilela-117
Luiz Vilela será o autor homenageado do 3º Fliaraxá. Foto: Divulgação

A abertura oficial do evento acontece às 11h30. Já às 16h, o colunista do Rascunho Affonso Romano de Sant’Anna ministra a oficina A poesia e a formação de leitores, na sala de aula e na biblioteca, seguida da oficina Arquitetura e poesia: duas artes em diálogo, ministrada pelo arquiteto Gustavo Penna. Às 19h acontece a mesa Literatura, cidade e raízes, na qual será discutida a urbanização e o desenraizamento na obra de Luiz Ruffato e Marcelino Freire.

marcelino-freire_renato-parada-men
Marcelino Freire. Foto: Renato Parada

Na sexta-feira (10), destaque para a mesa Corações à prova, às 20h, que contará com participação de Raphael Montes, Santiago Nazarian e Humberto Werneck, que falarão sobre o sucesso do “existencialismo bizarro” de Nazarian, autor  do romance Biofobia, e do “universo macabro” de Montes, autor do romance policial Dias perfeitos. Werneck também participa, às 18h, da mesa A literatura no centro, o Jornalismo ao redor, ao lado de Eliane Brum e Jacques Fux, na qual será discutido o desafio da construção de um texto de qualidade nessa ponte entre o jornalismo e a literatura.

No sábado (11), Raphael Montes e Santiago Nazarian ministram a oficina Quero ser escritor: como entrar no mercado literário, às 15h, passando dicas e experiências sobre como conseguiram fazer sucesso ainda jovens. Às 21h30, Alexandre Borges apresenta o espetáculo Poema bar.

Raphael Montes
Raphael Montes. Foto: Bel Pedrosa

E domingo (12), último dia do festival, será voltado para o teatro, shows e brincadeiras. O encerramento oficial acontece às 14h, na Fundação Calmon Barreto.

Mais informações e programação completa pelo site do Fliaraxá.

Rascunho