🔓 Mostra reúne literatura e Twitter em São Paulo

20/05/2013
O poeta Antonio Cícero é um dos 19 autores que participam, com textos, da Mostra #Tuiteratura
O poeta Antonio Cícero é um dos 19 autores que participam, com textos, da Mostra #Tuiteratura

 

De 26 de maio a 4 de agosto, o Sesc Santo Amaro, em São Paulo, apresenta a Mostra #Tuiteratura. Com curadoria da agitadora cultural e tuiteira Giselle Zamboni, a exposição aborda a produção literária que ganhou forma com o surgimento, em 2006, da rede social Twitter, local em que escritores, poetas ou amantes da literatura buscam expressar suas visões de mundo e compartilhar suas poéticas ou postagens de até 140 caracteres, seja de forma autoral, seja repercutindo o trabalho de outros autores da literatura universal.

No primeiro momento da instalação da Mostra, a tela interativa projeta no corpo do visitante a criação literária de 62 autores tuiteiros. Num segundo momento, é apresentada ao visitante a poética de vinte autores cuja produção literária é marcada pela concisão desde antes do advento do Twitter ou dos livros digitais. Convidado inicialmente para integrar essa parte da Mostra, coube ao escritor Reni Adriano a tarefa de convidar os outros 19 autores: Adelaide do Julinho, Alessandro Buzo, Alice Ruiz, Andrea del Fuego, Antônio Cícero, Chacal, Donizete Galvão, Fabricio Carpinejar, Glauco Mattoso, Marcelino Freire, Nicolas Behr, Nina Rizzi, Onjaki, Rinaldo de Fernandes, Samir Mesquita, Tanussi Cardoso, Tarso de Melo, Tati Bernardi e Veronica Stigger. À produção desses autores, que contribuíram com cinco textos cada, somam-se textos de clássicos do nosso imaginário literário, mesclados com a criação dos autores tuiteiros.

Por fim, no terceiro momento da Mostra, serão expostas, diariamente, as criações de tuiteiros que, durante todo o período da exposição, enviarem textos de autoria própria em até 140 caracteres, através do Twitter. Para tanto, basta marcar seu tuíte com a hashtag da Mostra (#tuiteratura).

Para mais detalhes e horários, clique aqui.

Rascunho