Desventuras do mundo

“Teco, o garoto que não fazia aniversário” encontra o tom apropriado para abordar temas delicados
Ilustração: André Berger/Reprodução
01/04/2013

Teco é um menino que não gosta de aniversários e não tem muitos amigos. Talvez se possa dizer que é estranho, ou talvez apenas sozinho. Teco “se divertia mesmo era com as palavras que levavam sua imaginação para o fundo da terra: avalanche, enxurrada e desabamento eram as suas preferidas”. Parecia querer sumir do mundo. O menino vai ao mercado com a mãe para comprar itens para a festa de aniversário de nove anos que preferia não ter. Lá, conhece o palhaço Cachacinha, triste e amargurado, e o leitor pode pensar em uma grande amizade a surgir de tamanha melancolia, um cenário tão típico e lúdico em um enredo infantil. Engano, caro leitor. Os autores Marcelo Mirisola e Furio Lonza não demoram muito para te levar a uma abrupta e inesperada queda à realidade.

Cachacinha acaba embebedando e seqüestrando Teco, que é mantido em cativeiro por algum tempo com a ajuda do também palhaço Alambique. A idéia dos atrapalhados criminosos é criar um suspense antes de pedir um alto resgate para a família. Nesse tempo, o menino cria amizade com o macaco Nico (para lembrar o leitor que este é um livro infantil, o macaco fala), usado pelos palhaços em truques e brincadeiras.

Nico e Teco conseguem então fugir, entrando na carroceria de uma Kombi — e o macaco é um dos responsáveis por apresentar ao menino novas coisas sobre o álcool: ele pode esquentar, tranqüilizar e distrair a fome. Os palhaços tentam persegui-los e capturá-los, mas sem sucesso. Os dois conseguem escapar dos seqüestradores, mas não escapam do mundo. Agora, eles se encontram no meio de São Paulo, e acabam se juntando a outros meninos de rua para conseguir sobreviver pela Estação Luz e a região da Cracolândia.

Procurando um lugar para morar, os dois personagens e outros meninos de rua acabam parando dentro do Babelão, criada pelos autores como uma das maiores favelas verticais que São Paulo teria visto. O espaço tem uma mistura de moradores nacionais e estrangeiros que compõe uma grande torre de Babel e se tornará o cenário de desfecho da história.

Ilustração: André Berger/Reprodução

Tom certo
O livro de Mirisola e Lonza pode apresentar aos jovens leitores conceitos e realidades duras da vida das grandes cidades. Crianças dependentes químicas e grandes favelas são retratadas de uma maneira forte e fora do comum. O enredo mostra as desventuras de uma criança que acaba perdida pelo mundo — e por causa do mundo. A escrita é fluida e consegue dar o tom certo para a história — sem ser dramático, sensacionalista ou frio demais.

As ilustrações feitas por André Berger acentuam ainda mais o ambiente de realidade do livro. Em preto e branco, feitas a lápis e crayon, estão na maioria das páginas do livro. Algumas ajudam a explicar sentimentos e sensações tão complexos como tomar o primeiro porre, estar perdido no meio de uma grande cidade ou cheirar cola. Pode ser importante para alguns pequenos leitores ter algum acompanhamento para entender situações do livro e para elaborar uma reflexão própria sobre os temas.

Uma das referências mais curiosas da obra talvez não seja compreendida pelos mais jovens. O macaco Nico tem um boneco inflável do cantor Michael Jackson, que usa em truques de rua para ganhar dinheiro. Em um momento do livro, o boneco serve como um grande símbolo da realidade em que os personagens estão imersos, de um mundo que talvez seja cruel demais com as crianças — com todos. É quase um aviso ao leitor de que a violência está ali, o tempo todo.

Uma maneira bastante significativa usada pelos autores para mostrar a mudança sofrida pelo personagem durante a história é o fato de ele não voltar para casa depois de ter escapado do cativeiro. De certa forma, é como se a memória de Teco tivesse sido tão modificada pelo mundo que a vida que tinha antes já não fizesse sentido. Os autores conseguem assim criar um livro infantil que não soa didático ou apenas moralizante. É a história de um mundo real (tirando o macaco falante, claro). E as ilustrações são usadas ainda para confirmar essa vocação mista de livro infantil e triste relato da realidade.

Primeiro livro infantil de Mirisola em parceria com o já experiente Lonza, a história pode significar o amadurecimento de uma criança em um mundo que já não pode esperar que as coisas aconteçam no tempo em que deveriam acontecer. A proposta dos autores é bastante ousada: abordam temas complicados, como o uso de drogas e álcool por crianças, pobreza, ocupações irregulares e violência — coisas capazes de tornar até o mundo das crianças mais triste. A escrita e a escolha de palavras amenizam um pouco o drama. Construções simples e boas expressões são uma maneira de tornar as oitenta e seis páginas mais gostosas de ler.

Para leitores sensíveis, é bom avisar: como um bom livro infantil, ele também tem um final feliz.

Teco, o garoto que não fazia aniversário
Marcelo Mirisola e Furio Lonza
Ilustrações: André Berger
Barcarolla
86 págs.
Gisele Eberspächer

É jornalista e pesquisadora nas áreas de cultura e identidade.

Rascunho