A porta de vidro do pequeno escritório em Copacabana mostrava a silhueta de uma mulher. O vestido vermelho, combinando com o salto alto, cabelos compridos e loiros, pernas longas e fortes, seus seios grandes e firmes. Poderia ser considerada uma linda mulher se não fosse por um detalhe: Não era uma mulher.
Era Cléber, o novo cliente de um típico detetive de contos policiais. Ainda sem nome, o investigador terá seu destino definido por e-mail ou não.
O início do conto interativo Crime Perfeito parece um pouco com a crônica diária de Voltaire de Souza no jornal Notícias Populares, mas faz parte do website Romance Policial Brasileiro (http://membro.intermega.com.br/romancepolicial/index.htm), que surgiu da falta de informações, na internet, sobre este gênero literário no Brasil. O endereço criado por estudantes do curso de Comunicação e Literatura Brasileira da PUC do Rio de Janeiro ainda não está completo, mas já abriu espaço para discussões sobre a narrativa policial e sua influência na literatura brasileira.
Mais policial — Está no 13º capítulo Os Anjos de Badaró, o romance on-line de Mário Prata. Em http://marioprata.terra.com.br/ não existe interatividade do leitor com a história. O tópico “palpite” até insinua uma participação do internauta, mas não é o que acontece. O processo de criação do escritor Mário Prata está no conteúdo das seções “top secret” e “personagens”, e não na câmara ao vivo como o autor propaga. Vagando por estas bandas, o leitor tem a chance de ver como surgem os personagens que constroem uma história policial.
Escola, hospício ou prisão — Tudo começa em O Pátio (http://www.patio.com.br), uma revista eletrônica que hospeda outras publicações cheias de letras e links. Em “Labirinto” o usuário é convidado a se perder em textos e cores. “Crônica do Dia” traz textos diários dos mais novos cronistas do Brasil, resumos e ligação para outros endereços, não menos interessantes, como a revista Improvisos (http://www.semfronteira.com.br/users/Improvisos). Sem sair de O Pátio pode-se chegar em Sila Batonica on-line — publicação que está no 33º número e tem em seu conteúdo divertidas parábolas, frases soltas e piadas.
Carl Hiaasen — Duas vezes candidato ao prêmio Pulitzer, o jornalista investigativo e colunista do Miami Herald tem um website não oficial (http://studbimb.tuwien.ac.at/~e9225468/hiaasen.html). O admirador do autor de Strip tease, Stormy Weather (Chuvas e Trovoadas), Tourist Season (Caça aos Turistas) deixa disponível, em inglês, resenhas de toda a obra de Hiaasen.