John Banville, escritor irlandês vencedor do Booker Prize, confirmou presença na 11ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece entre os dias 3 e 7 de julho na cidade fluminense. Seu livro mais recente, Luz antiga, será lançado no Brasil pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, durante o evento.
Em 2001, Banville venceu o Prêmio Franz Kafka, e no próximo dia 22, receberá o Prêmio PEN irlandês. Seu romance de maior sucesso é O mar, publicado em 2005 e que lhe rendeu o Man Booker Prize, mais importante prêmio da literatura em lÃngua inglesa. Sob o pseudônimo de Benjamim Black, publicou ainda sete romances policiais.
Nascido em 8 de dezembro de 1945, em Wexford (Irlanda), Banville declarou, após o perÃodo escolar, que a faculdade teria pouco benefÃcio para ele. O escritor começou a trabalhar cedo, como balconista, na companhia aérea Aer Lingus, que lhe permitiu viajar a preços muito baixos. Na época, aproveitou para explorar paÃses como Itália e Grécia e, mais tarde, se mudou para os Estados Unidos, onde viveu entre 1968 e 1969. Em seu retorno à Irlanda, trabalhou como jornalista e editor.