A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece de 22 a 26 de novembro de 2023, terá uma dupla de curadoras: Fernanda Bastos, jornalista gaúcha e editora de livros, e Milena Britto, professora da UFBA. Ambas estrearam na curadoria da Flip 2022, quando formaram um coletivo ao lado de Pedro Meira Monteiro.
Em nota, a organização da Flip diz que “a Festa segue em busca da criação de outras formas de alcançar o sentimento do mundo”, e que as trajetórias das curadoras “refletem essa vocação”. Milena Britto dedica-se, entre outros temas, a pesquisas sobre gênero, literatura e estratégias de legitimação no campo literário. Tem sido professora visitante em universidades da América Latina e dos Estados Unidos, onde estará a partir de julho na Universidade de Berkeley, Califórnia.
Fernanda Bastos, além de jornalista, é também poeta e editora de livros pela Figura de Linguagem, editora negra e independente, que foi reconhecida com Homenagem Especial do Prêmio Açorianos de Literatura de 2019.
“Juntas, estão imersas em uma população cuja rotina é marcada pela luta por direitos, entre eles à leitura e à literatura”, diz Mauro Munhoz, o diretor artístico da Flip. O nome da autora ou autor homenageado desta edição está em fase de definição e será anunciado em breve.
Sobre a escolha, Fernanda Bastos adianta o desejo da dupla de explorar as paisagens de dentro e de fora da mente, aqueles espaços da imaginação que costumam ser interditados. “Olharemos para mentes inquietas e disruptivas que nem sempre foram vistas como brilhantes em seu tempo, mas que por sua coragem de produzir mesmo sem legitimação nos deixaram uma obra pujante e inspiradora”, diz.