Um dos livros mais importantes do norte-americano Upton Sinclair, O fim do mundo ganha uma nova edição no Brasil pela José Olympio, que resgata a tradução do romancista Lúcio Cardoso e a capa da 1ª edição brasileira do livro, publicada em 1941 na Coleção Fogos Cruzados, assinada por Raul Brito, responsável por inúmeros projetos da JO na década de 1940.
Em O fim do mundo, Sinclair retrata mudanças nos rumos da história por meio de Lanny Budd, um jovem americano que nunca pisou nos Estados Unidos, um cidadão do mundo, que nasceu na Suíça e cresceu na Riviera Francesa e tem como melhores amigos um inglês e um alemão.
Enquanto vive dramas individuais e angústias cotidianas, o protagonista presencia fatos emblemáticos, do surgimento do jazz à Primeira Guerra Mundial. O resultado é um romance de formação com o olhar curioso de Lanny Budd, que apresenta a leitores e leitoras os paradoxos e as complexidades de um século de disputas políticas, econômicas e éticas.
Sinclair mescla fatos e personalidades históricos a um enredo ficcional singular. Jornalista investigativo e ganhador do Prêmio Pulitzer de Ficção, o escritor abordava temas políticos e sociais em suas obras de ficção, como exploração laboral, desigualdade social e corrupção política. Sua obra teve uma influência significativa no movimento progressista nas primeiras décadas do século XX.