Compositor de sucessos como “Felicidade”, “Nervos de aço” e “Judiaria”, Lupicínio Rodrigues tem sua trajetória contada na biografia Lupicínio — Uma biografia musical, escrita pelo músico e jornalista Arthur de Faria. O livro está em pré-venda na editora Arquipélago e chega às livrarias em 30 de maio.
A narrativa mergulha em histórias que percorrem a vida de Lupicínio: a infância no bairro da Ilhota, a rotina boêmia e doméstica, encontros memoráveis com Elis Regina, Elza Soares, João Gilberto e Caetano Veloso, e os desencontros amorosos indissociáveis de sua obra.
A trajetória de Lupicínio Rodrigues, um músico negro de classe média-baixa no sul do Brasil, é contada no contexto da censura na Era Vargas, do nascimento do samba e da música regional. Em marcos de celebração e esquecimento, a vida e a obra de Lupi se entrelaçam entre os depoimentos de parceiros musicais, amigos e familiares e as análises do autor sobre a genialidade das letras e melodias desse gigante da música popular brasileira.