O escritor e roteirista Paulo Lins está de volta à temática social 25 anos após o lançamento do best-seller Cidade de Deus (1997), que deu origem ao filme homônimo de Fernando Meirelles e Katia Lund (2002).
A construção de um novo sol foi inspirado na comunidade Mãe Luiza, na região oceânica de Natal, no Rio Grande do Norte. É lá também que o escritor lança o romance nesta sexta-feira (5), em evento que, além de sessão de autógrafos, tem diversas outras atividades.
Na primeira parte do livro, Paulo Lins conta a emocionante histĂłria da criação da favela MĂŁe Luiza. A famĂlia do senhor JosĂ© e dona Lucia, com os filhos Regina, Neuza, Chico e Fefedo, este muito a contragosto, Ă© obrigada a fugir da seca do sertĂŁo e a imigrar para a cidade grande, onde lutam por um pedaço de terra para chamar de seu, na esperança de uma vida melhor.
A vida nas cidades tambĂ©m nĂŁo Ă© nada fácil, mas graças ao otimismo e Ă solidariedade, os objetivos desta famĂlia e de outras na mesma situação foram gradualmente se materializando.
A segunda parte do romance descreve como, nos últimos 30 anos, o distrito de Mãe Luiza, na cidade de Natal, passou de uma favela miserável para uma comunidade ativa. Desde a primeira ajuda humanitária para a construção de um ginásio, esse processo é descrito em pequenos artigos e ensaios ilustrados.
A documentação monstra como a transformação foi alcançada passo a passo, com a ajuda de muitos, estabelecendo as bases para o progresso contĂnuo. Menos crime, melhor educação e uma sociedade mais justa.
O livro será lançado na “Arena do Morro”, dentro da comunidade de MĂŁe Luiza, inaugurado em 2014 e projetado pelo escritĂłrio suĂço Herzog & De Meuron, o mesmo responsável pelo Ninho de Pássaros, em Pequim, na China, e pela Allianz Arena em Munique, Alemanha.
O espaço abriga até mil pessoas e teve seu projeto contemplado com o prêmio internacional de arquitetura do site Archdaily em construções desportivas.
O lançamento do livro faz parte de uma ampla agenda de eventos, que inclui a apresentação da Orquestra Filarmônica de Mãe Luiza, cinema itinerante sobre a história do bairro e homenagem ao Padre Sabino, morto em 2006, que dedicou sua vida à comunidade de Mãe Luiza e fundou o Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, que completa 40 anos em 2023.