A 4ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte, na Bahia, começa nesta quarta-feira (4) e segue a 7 de maio com mais de 100 atrações em sua programação. Nesta edição, serão quatro curadores: a jornalista, escritora e colaboradora do Rascunho, Edma de Gois, o escritor, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, a escritora e criadora do projeto de incentivo à leitura em família @maequele, Emília Nuñez, e a antropóloga Bárbara Falcón.
Responsável pela curadoria do espaço “Canto da Palavra”, a jornalista e pesquisadora baiana Edma de Góes preparou uma programação com 10 mesas e um total de 21 autores e autoras, sendo três internacionais — a mexicana Guadalupe Nettel a angolana Yara Nakahanda Monteiro e a portuguesa Ana Saramago, curadora da Fundação José Saramago, todas divulgando seus livros mais recentes. Entre os brasileiros, estão na programação nomes como Ailton Krenak e Aline Bei.
Para a abertura oficial das mesas literárias, no dia 4 de maio, foram convidados pesquisadores, escritores, educadores e multiartistas como Maria Valéria Rezende (SP), Bel Santos Mayer (SP) e Tiganá Santana. O “Canto da Palavra” é o espaço principal, onde tradicionalmente acontecem debates literários e sessões de autógrafos com os convidados.
Com programação voltada para os jovens, o Multiverso FLIPF reúne mesas literárias, oficinas, bate-papos, lançamentos de livros e batalhas de slams, além do espaço multimídia de realidade virtual para o público. O Multiverso acontece em uma tenda Vila de Praia do Forte.
O espaço voltado para o público infantil, intitulado de Ninho FLIPF, é onde vão acontecer atividades como contação de histórias, apresentações artísticas, lançamento de livros e bate-papo com autores de literatura infantil. Foram convidados para fazer parte desse ambiente, os escritores: Emillie Lapa e Natalyne Santos, Adilson Passos, Lucianna Ávila, Tiago Oliveira, Deko Lipe e Letícia Paulina, Niní Kemba, Lorena Ribeiro, Denízia Kawany, Caroline Adesewa, Luiza Meireles, Vini Souza, Marcos Cajé, Maria Valéria Rezende, Yalle Tarique, Renata Fernandes, Ricardo Ishmael e Heitor Neto, Ionã Scarante, Carol Fernandes, Ana Fátima, Anna Cunha e Suzane Lopes, Lulu Lima, Nairzinha Spinelli, Alessandro Marimpietri, Alessandro Marimpietri.
Histórico
No ano passado, durante a 3ª FLIPF, o evento reuniu cerca de sete mil pessoas, 126 atrações entre escritores, escritoras, contadores de histórias, atrações culturais, ninho, Vila Gastronômica e Feira de artesanato, e levou à Praia do Forte, autores consagrados e estreantes da literatura nacional e internacional, além de artistas e cineastas, como Antônio Torres, Raphael Montes, Aldri Anunciação, Ayrson Heráclito, Itamar Vieira Júnior, Kátia Borges, Naine Terena, Rita Santana, a argentina Ariana Harwicz e o angolano Ondjaki.