Depois de publicar dois livros de ficção, o escritor e jornalista carioca Márwio Câmara estreia na poesia com o volume Sobre o silêncio das horas, editado pela 7Letras. O livro está em pré-venda e chega maio às livrarias.
Dividida em cinco partes, a obra mergulha em temas sociais e filosóficos, alternando-se entre a linguagem lírica e prosaica, através de cenas noturnas e solares da vida urbana brasileira.
“Em tom conversador, amplo, dialógico, os poemas — em geral em primeira pessoa — incitam o leitor à reflexão sobre o cotidiano e sobre as variadas questões internas e externas que permeiam o existir, não se curvando à mera emulação de causa e efeito de fatos rotineiros”, afirma o poeta e crítico literário Thiago Ponces de Moraes, no texto de orelha do livro.
No primeiro poema, intitulado O início de tudo, o leitor defronta-se com uma releitura descontraída da bíblia: “no início era o verbo / mas bem antes disso / viera a boca / com lábios grossos / carnudos / a língua ensaiando / formas comunicativas / em sons estranhos / inconclusos / a fim de balbuciar / grosseiramente / algum discurso / sobre a criação do mundo”.
Escritor e crítico literário, Márwio Câmara publicou a coletânea de narrativas Solidão e outras companhias (Oito e Meio, 2017) e o romance Escobar (Moinhos, 2021). O escritor carioca também é colaborador do Rascunho, assinando ensaios, resenhas e entrevistas.