Notícias

maio 2011 / Notícias / Inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2011

Notícias

Inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2011

Estão abertas as inscrições para a edição 2011 do Prêmio Vivaleitura — cujo objetivo é estimular, fomentar e reconhecer experiências relacionadas à leitura. Esta é a sexta edição do Vivaleitura e traz uma novidade: trabalhos desenvolvidos sob plataforma virtual também poderão ser inscritos em uma das categorias do prêmio. As inscrições vão até 20 de julho. O Vivaleitura tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para o fomento à leitura no Brasil, fazendo parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Durante as cinco edições anteriores, mais de 10 mil projetos foram inscritos, 75 classificados como finalistas e 15 premiados.

Trabalhos em prol da leitura desenvolvidos por instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas do Brasil inteiro podem ser inscritos em três categorias distintas. São elas: (1) Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) Escolas públicas e privadas; e (3) Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais.

Para a fase final da premiação, a comissão avaliadora selecionará cinco projetos de cada categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros. Em cada categoria, os vencedores receberão um prêmio de R$ 30 mil. O Vivaleitura também concederá menções honrosas a projetos realizados por empresas e grandes organizações.

As inscrições para a edição de 2011 podem ser feitas por meio do site www.premiovivaleitura.org.br, ou por carta registrada, com aviso de recebimento (Caixa Postal 71037-7 – CEP 03410-970 – São Paulo – SP). Os finalistas serão anunciados em outubro e a premiação está prevista para acontecer em novembro. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700987. As ligações são gratuitas.

O Vivaleitura é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), dos ministérios da Cultura e da Educação. O Prêmio tem execução e patrocínio da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Print Friendly