🔓 Fórum das Letras de Ouro Preto debaterá o Brasil e homenageará Murilo Rubião

Murilo Rubião será o autor homenageado
25/10/2016
Murilo Rubião será o autor homenageado
Murilo Rubião será o autor homenageado do Fórum das Letras.

O Fórum das Letras, realizado em Ouro Preto (MG), entre 10 e 15 de novembro, será norteado pelo tema “O Brasil” e terá como patrono o escritor Murilo Rubião, cujo centenário de nascimento é comemorado neste ano. As discussões serão sobre a produção literária, a cultura, o atual contexto político e de resistência e também a forma como o país é visto no exterior. Para isso, dezenas de convidados nacionais e internacionais participarão de uma programação intensa e gratuita, composta por debates, oficinas, exposições e performances artísticas, entre outras atividades.

Com a curadoria do Fórum das Letras e do Sesc, o encontro irá ressaltar as manifestações e gêneros literários representativos da imensa diversidade cultural brasileira. “Além disso, denunciando o abismo social que nos caracteriza, colocaremos em debate os baixos índices de leitura da população, com a consequente distribuição desigual das oportunidades para os escritores brasileiros. O evento persistirá, mais do que nunca, na tarefa de formar mais leitores para reduzir as desigualdades em nosso país através da educação e da cultura. Por isso, nossa proposta é falar das fraturas, dos silêncios, das escritas que contam outras histórias de outros brasis. Enfim, colocar em cena vozes que não encontram expressão nos veículos de publicação, divulgação e circulação hoje disponíveis”, define a coordenadora geral e curadora, Guiomar de Grammont.

Retratando o mote principal do evento, a mesa de abertura reunirá o músico Emicida e o escritor Ferréz, duas importantes vozes que expressam a realidade da periferia. Haverá ainda o debate interdisciplinar “A palavra é… Brasil”, tema que permeará o evento como um todo e várias Contações de Histórias no Fórum das Letrinhas, atividades desenvolvidas pelo Sesc em Minas Gerais.

Outra novidade prevista para este ano será a realização do Cineclube Futura, em parceria com o canal de televisão. O projeto, voltado para educadores, estudantes e moradores da região, tem foco na exibição de conteúdos audiovisuais que abordam questões como direitos dos povos indígenas, novas questões de gênero e seus desafios, conflitos de origem étnica e racial, dentre outros. A seleção de filmes será divulgada em breve.

O homenageado
Jornalista, político e escritor, Murilo Rubião é um dos principais nomes das letras. Redator da Folha de Minas e diretor da Rádio Inconfidência, sediada em Belo Horizonte, lançou, em 1947, seu primeiro livro de contos, O ex-mágico. Em 1951, ocupou a função de chefe de gabinete do governador Juscelino Kubitschek. Entre 1956 e 1961, exerceu o cargo de adido cultural do Brasil na Espanha. Em 1966 foi designado para organizar o Suplemento Literário do Diário Oficial Minas Gerais, que se tornou um dos melhores órgãos de imprensa cultural já surgidos no país. A publicação de O pirotécnico Zacarias, em 1974, tornou Murilo Rubião subitamente reconhecido como escritor. Sua exígua obra passou a ser vista como a mais significativa manifestação da literatura fantástica no Brasil.

Acompanhe as novidades pelo site www.forumdasletras.com.br.

Rascunho