🔓 Clarice Lispector é homenageada do Flex

28/07/2016

clarice-lispector

A terceira edição do Festival Literário de Extrema (Flex), entre 18 a 21 de agosto, em Extrema, sul de Minas Gerais, homenageará Clarice Lispector. Os fãs da autora de “Perto do coração selvagem” e “A paixão segundo G.H.” poderão conferir uma mesa especial voltada com a presença do crítico literário e jornalista José Castello e da biógrafa Nádia Gotilib; além de uma palestra ministrada pelo professor Daniel Medeiros, intitulada: “Clarice Lispector, perto do coração de lis”. Em seguida, será exibido o filme “A hora da estrela”, primeiro longa adaptado da novela homônima de Clarice, com a presença da diretora Suzana Amaral.

Neste ano, o tema da Flex será a itinerância na literatura. Foram selecionados escritores que comunicam diretamente com o tema, que se reflete no âmbito dos deslocamentos geográficos e territoriais, e que, de alguma forma, podem influenciar durante o processo criativo e a concepção estética de uma obra.

Ignácio de Loyola Brandão é um dos grandes destaques da programação. Recentemente, o autor recebeu a honraria mais importante da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Brandão estará ao lado da filósofa Marcia Tiburi, na mesa “A origem das palavras inventadas”, com a mediação do jornalista e escritor Cadão Volpato, que também cuidará dos demais debates da tenda principal dos autores.

Rascunho