🔓 Vidraça_100

10/01/2013

Luci Collin no próximo Paiol Literário
A escritora curitibana Luci Collin substituirá Livia Garcia-Roza na próxima edição do Paiol Literário, marcada para 13 de agosto, no Teatro Paiol, em Curitiba. Livia precisou cancelar sua participação por motivos pessoais. Professora de Literaturas de Língua Inglesa e Tradução Literária na UFPR, Luci é autora de livros de poesia como Estarrecer,Espelhar,Esvazio, Ondas e azuis,Poesia reunida eTodo implícito; e dos volumes de contos Lição invisível,Precioso impreciso, Inescritos e Vozes num divertimento, recém-lançado pela Travessa dos Editores.

Rascunho 100 na Bienal
Dois mil exemplares deste centésimo número do Rascunho serão distribuídos na 20.ª edição da Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. O evento acontece na capital paulista entre os dias 14 e 24 de agosto. Lá, o jornal poderá ser encontrado no estande da Editora da Unicamp, parceira do Rascunho durante a feira.

Novas colunas
Além de um acréscimo de 8 páginas, o Rascunho 100 também traz novidades editoriais. Estréiam colunas nesta edição o jornalista curitibano Luís Henrique Pellanda e a escritora carioca Claudia Lage, autora do livro A pequena morte e outras naturezas. Pellanda lança a seção Leituras cruzadas, na qual entrevista, todo mês, um convidado cuja obra não esteja diretamente ligada à literatura. O tema das conversas é a influência da leitura no trabalho de profissionais de várias áreas — como atores, cineastas, músicos, matemáticos, etc. Já Claudia assina a coluna Atrás da estante, uma série de crônicas e ensaios, breves e soltos, em que a autora discorre acerca da literatura e de seu papel no mundo de hoje.

Cartas de Castello
Quem reestréia uma coluna no Rascunho 100 é o escritor José Castello. A partir desta edição comemorativa, Castello volta a publicar sua Cartas de um aprendiz, seção em que analisa, informalmente, o livro de estréia de um autor brasileiro. Neste caso, o primeiro trabalho lido pelo colunista nesta nova fase é Beijando dentes, de Maurício de Almeida.

Revista Portal Solaris
O primeiro número do Projeto Portal, a revista Portal Solaris, cuja tiragem é de apenas 200 exemplares, traz contos que vão do universo da ficção científica ao do fantástico. O projeto é encabeçado pelo ficcionista e ensaísta Nelson de Oliveira. Segundo os editores, “o projeto pretende ampliar o limite temático auto-imposto pela literatura, abrindo as possibilidades para que a arte da palavra se renove e saia da mesmice em que se encontra”.

Filosofia e cultura
Criada pelo Instituto de Formação e Educação (IFE), a revista Dicta&Contradicta é a mais recente novidade no panorama cultural brasileiro. Traz ensaios aprofundados sobre temas ligados especialmente às artes, à literatura e à filosofia. Uma de suas inspirações é a revista norte-americana The New Criterion. Os destaques da primeira edição são ensaios de Bruno Tolentino e Luiz Felipe Pondé. Mais informações: [email protected] .br / 11 2837.1066.

Rascunho