🔓 Vidraça

30/04/2013
Cristovão Tezza é homenageado da
O autor de “O filho eterno” é homenageado na Festa Literária de Porto Alegre

Tezza homenageado
Entre 10 e 19 de maio, Porto Alegre recebe a 6ª edição da Festa Literária de Porto Alegre, que pela primeira vez prestará homenagem a um escritor não-gaúcho, o catarinense radicado em Curitiba Cristovão Tezza (foto). Altair Martins será o autor anfitrião do evento, que contará com mesas, palestras e workshops, reunindo nomes como Luiz Ruffato, Antonio Cicero, Daniel Galera, José Castello, Eucanaã Ferraz, João Gilberto Noll, Sérgio Sant’Anna e o quadrinista argentino Liniers, entre outros. A programação completa pode ser encontrada no site.

 

Lydia Davis. Foto: David Ignaszewski/Divulgação

Passaporte carimbado
A escritora americana Lydia Davis (foto), finalista do Man Booker Prize 2013, confirmou presença na Flip, que acontece em julho. Lydia é autora de diversos livros, entre eles o finalista do National Book Award de 2007, Tipos de perturbação, coletânea de contos e narrativas breves que a Companhia das Letras lança agora no Brasil. Como tradutora, venceu o French-American Foundation Translation Prize de 2003 por sua tradução de No caminho de Swann, de Marcel Proust.

França 1
A editora francesa Chandeigne está lançando o livro La poésie du Brésil. A antologia bilíngüe de poesia brasileira cobre dos séculos 16 a 20 e foi organizada pelo poeta e tradutor franco-brasileiro Max de Carvalho. A obra traça um panorama de nossa poesia, apresentando mais de 130 poetas, entre eles, José de Anchieta, Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar e Hilda Hilst.

 

Recém-publicado na França, livro de contos de Ronaldo Correia de Brito  tem sido bem recebido pela crítica
Recém-publicado na França, livro de contos de Ronaldo Correia de Brito tem boa recepção crítica

França 2
A mesma Chandeigne acaba de lançar a tradução francesa de Faca, livro de contos de Ronaldo Correia de Brito (foto), feita pela professora Émilie Audigier. Com o título Le jour où Otacílio Mendes vit le soleil, o livro tem sido bem recebido pela crítica francesa. Tanto que Correia de Brito já foi convidado para o festival “Livres & musiques”, que acontece na cidade de Deauville entre os dias 7 e 9 deste mês e tem a América Latina como tema de sua 13ª edição.

Ano de Copa
Com previsão de início para o segundo semestre, a quarta edição da Copa de Literatura Brasileira colocará 16 livros em disputa, todos narrativas longas editadas nos anos de 2011 e 2012. A novidade desta edição é a rodada de repescagem, para dar uma nova chance aos livros que perderem a primeira rodada. Serão 23 jurados indicados pela comissão organizadora, que este ano é formada por Lucas Murtinho, Lu Thomé e pelo colaborador do Rascunho Rafael Dyxklay. Para selecionar os livros, a comissão organizou uma listagem geral com os títulos publicados no período. Comissão e jurados escolheram 16 indicados, e os mais votados entram em campo. O anúncio oficial dos concorrentes, com o cronograma das partidas, será feito em breve no site da competição.


Congresso
A Universidade Federal de Santa Catarina realiza de 5 a 7 de junho o congresso internacional Coleções Literárias: Textos/Imagens, centrado na questão da imagem e em sua relação com a literatura. Entre os professores que participam do encontro, destaque para o tradutor alemão Berthold Zilly, da Freie Universität Berlin; Uwe Fleckner, da Universidade de Hamburgo; Aurora Bernardini; e Flora Süssekind. Mais informações no site.

Rascunho