🔓 Vidraça

04/02/2013

Rascunho na Flip
Esta edição do Rascunho está na sexta edição da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorre entre os dias 2 e 6 de julho na histórica cidade do litoral do Rio de Janeiro. Cerca de 2 mil exemplares do jornal serão distribuídos entre os participantes do evento. O veículo poderá ser encontrado em vários pontos estratégicos do local. E, entre os dias 14 e 24 agosto, uma edição especial, em comemoração ao centésimo número do Rascunho, estará na 20.ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.

Antônio Torres no Paiol Literário
Devido a problemas pessoais, o escritor Sérgio Sant’Anna teve de cancelar a sua participação na próxima edição do projeto Paiol Literário, marcada para 9 de julho, no Teatro Paiol, em Curitiba. Para substituí-lo, foi escalado o escritor Antônio Torres, autor de livros como Um cão uivando nas trevas, Os homens dos pés redondos, Essa terra, entre outros. Antônio Torres nasceu na Bahia, no município de Sátiro Dias, em 1940. Foi chefe de reportagem de esportes do jornal Última Hora, em São Paulo, e redator de algumas das maiores agências de publicidade do Brasil. Em 2000, ganhou o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

Lívia Garcia-Roza
Também por questões pessoais, Livia Garcia-Roza cancelou sua participação no encontro em 13 de agosto. Em breve, uma nova convidada será anunciada para o Paiol Literário — um projeto promovido pelo Rascunho, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Sesi Paraná.

Guia útil
O guia mensal Curitiba Apresenta, editado pela Fundação Cultural de Curitiba, acaba de completar um ano de vida. Os resultados são expressivos: já foram divulgados no guia mais de mil cursos, palestras e oficinas, além de 2.400 espetáculos e exposições, das áreas de artes visuais, cinema, teatro, circo, dança, literatura e música.

Prêmios da ABL
O romancista mineiro Autran Dourado é o vencedor do Prêmio Machado de Assis (conjunto da obra) de 2008 da Academia Brasileira de Letras. Além de Dourado, também foram premiados os livros Discurso urbano (poesia), de Izacyl Guimarães Ferreira; Tempo dos mortos (ficção), de José Alcides Pinto; e O olho bom do menino (infanto-juvenil), de Daniel Munduruku.

Rascunho