🔓 PRATELEIRINHA_173

03/09/2014

PRATELEIRINHA_Passariques_meu_quintal_173

Passariques do meu quintal
Blandina Franco
Ilustrações: José Carlos Lollo
Globinho
40 págs.

Coletânea de poemas juvenis que seguem o gênero limerique, no qual cinco versos bastam. A autora brinca com as palavras, formando nomes inusitados de pássaros a fim da rima, como o “esmirclem-de-gravata”, que faz pose de aristocrata, mas come baratas; ou o menino que vislumbra a passarada, mas precisa ficar em casa decorando a tabuada. O livro conta com quatro limeriques de Tatiana Belinky, importante nome da literatura infantojuvenil, falecida em 2013.

PRATELEIRINHA_Melhor_time_mundo_173

O melhor time do mundo
Jorge Viveiros de Castro
Ilustrações: Guis Saint-Martin
7Letras
120 págs.

Antes de descobrir qual é o melhor time do mundo, é preciso saber qual o melhor time da escola. No turno da manhã, o Estrela vem atropelando os adversários; no sétimo ano, o Dínamo vem mais forte do que nunca, mas as outras equipes também prometem dar trabalho. Correndo por fora, é o Zebrão que pretende surpreender, contando com a boa atuação do goleiro Aranha. Antes de tudo, um livro sobre amizades e descobertas do início da juventude.

PRATELEIRINHA_Volta_caixa_desejos_173

De volta à caixa de desejos
Ana Cristina Melo
Tordesilhas Jovens
301 págs.

Sequência do romance Caixa de desejos, novamente temos Marília como protagonista, desta vez mais madura e cheia de novos conflitos. Aos 17 anos, apesar de mais debochada e espontânea, vê-se cercada por atribulações em diferentes setores da vida: em seu namoro com Rafael, na ruína do casamento dos pais, o desentendimento com a melhor amiga, a tensão pré-vestibular, o surgimento de um novo amor… Tudo ao mesmo tempo.

PRATELEIRINHA_Quase_verdade_173

Quase de verdade
Clarice Lispector
Ilustrações: Carla Irusta
Rocco Pequenos Leitores
48 págs.

Nesta reedição do livro póstumo de Clarice Lispector, o protagonista é um pouco diferente: trata-se da força da fantasia e do pensamento na transfiguração da realidade. Na trama, uma figura invejosa, com vontade de ganhar muito dinheiro, traça um plano para obrigar galinhas a colocarem ovos continuamente. Com toques de metalinguagem, de forma bem-humorada, a autora faz alusões ao contexto social e político dos anos 1970.

Rascunho