Influências

No aniversário de 80 anos de Carlos Drummond de Andrade acontece um insólito festival, jamais visto no país para um intelectual
Carlos Drummond de Andrade nasceu em 31 de outubro de 1902
01/10/2013

01.11.1982
Aniversário de Drummond (ontem). Festival insólito, jamais visto no país para um intelectual. Não sei se mesmo no exterior já se fez algo assim. Em São Paulo, Minas e Itabira — chuva de poemas sobre a cidade. Mês inteiro de comemorações. No Rio, desenharam imensa flor no asfalto em frente à sua casa. Representações de O caso do vestido em vários pontos da cidade. Suplementos e edições especiais. Até a revistas como Cláudia ele deu entrevista, onde aparecem a filha e os netos. Discursou na Biblioteca Nacional, na abertura de sua exposição. Até hoje, pós-aniversário, o JB deu foto na primeira página dizendo que ele foi com a família para um hotel fazenda no estado do Rio. Ontem, até os colunistas políticos, como o Fernando Pedreira, lhe dedicaram espaço. O JB fez-lhe um editorial, depois de já ter publicado um suplemento de doze páginas na terça. O Estadão publicou meu poema Homenagem ao Itabirano no suplemento especial e apresentou um artigo do Décio Pignatari, em que o concretista, voilà!, vem com seus velhos vícios de citações e vezo do trocadilho a ironizar e dar parabéns. Cobra do Drummond várias coisas: que este seria caudatário do concretismo em Lição de coisas. Em parte, Décio está certo: sem o concretismo, CDA não teria feito muitos dos poemas que fez. O concretista a puxar a brasa e Drummond a querer apagar as pistas, seus débitos. Na verdade, ele não precisava, na introdução de Lição de coisas, dizer que “pratica mais do que antes a violação e a desintegração da palavra, sem entretanto aderir a qualquer receita poética vigente. A desordem implantada em suas composições e, em consciência, aspiração a uma ordem individual”.

Aliás, um dia alguém pode fazer mais detalhadamente aquilo que John Gledson começou e parou: mostrar as influências em CDA, coisas marcantes como [Jules] Supervielle e outros. O poeta é bom, mas é leitor contaminado. Haja vista os contos curtos de Marina [Colasanti] que sempre o impressionaram, que ele, entusiasmado, mencionava em conversa comigo, até que de repente publicou um livro de contos curtos.

09.11.1983
Morreu atirando-se pela janela Ana Cristina Cesar, que havia quase um mês antes tentado se matar na praia da Barra, depois de tomar alguns comprimidos.

Trauma. Ela é prima de Marina, minha cunhada. Conheci Ana C. desde menina na casa do meu irmão. Estive em algumas festas familiares com ela, Natal, aniversários. Era tida como uma menina excepcional, e a conheci ainda adolescente. Como eu era diretor de Letras da PUC (anos 1970), ela teve uma conversa comigo antes de optar por fazer Letras. Participou da Expoesia com o Cacaso, Geraldinho Carneiro e outros poetas do Departamento. Em algumas fotos de conferências com Foucault, por exemplo, ela aparece na platéia. Não chegou a ser minha aluna, mas algumas semanas antes dessa tragédia me ligou para conversar sobre pós-doutoramento.

23.11.1982
Vim de Campos do Jordão, onde com Marina participei do “V Moitará”, reunião de dezenas de analistas junguianos orientados por Carlos Byington, nosso amigo.

Dos debates, participaram: Décio Pignatari, Aracy Amaral, José Miguel Wisnik, eu, Byington, Carlos Lemos (arquiteto) e Telê Ancona.

A exposição do Décio foi uma “overdose”. Gastou quase toda a tarde para explicar a teoria do Pierce através de slides. Isto não tinha nada a ver com o “modernismo” que era tema da sessão, mas é o assunto que o fascina nos cursos que dá na PUC-SP e está relacionado com o concretismo.

Curiosa foi a apresentação do Wisnik. Fazendo o papel de tímido, acabou mobilizando emocionalmente a platéia. Contou aquela estória de Mário e seu irmão que ia ser músico, e como isso marcou Mário.

Não gostei de minha apresentação. Não consegui (pelo menos para mim) explicar direito a relação entre modernismo e carnavalização.

Affonso Romano de Sant'Anna

É poeta, cronista e ensaísta. Autor de Que país é este?, entre outros. A coluna Quase diário foi publicada no Rascunho até fevereiro de 2017.

Rascunho