🔓 A cidade no Brasil

José Geraldo Couto indica a leitura de "A cidade no Brasil", do antropólogo e poeta Antonio Risério
01/02/2013

A cidade no Brasil, de Antonio Risério, não causou o impacto que merecia ao ser lançado, em 2012, mas a meu ver está destinado a ficar como obra fundamental para o conhecimento e compreensão do Brasil urbano e moderno. No livro, o antropólogo e poeta baiano mobiliza toda a sua multifacetada erudição para traçar um quadro histórico-crítico da formação e do desenvolvimento de nossas cidades.

Nesse amplo e dinâmico panorama, a história dialoga com o urbanismo, a sociologia, a psicologia e a estética, e o objeto abordado surge como um mundo vivo e em permanente transformação. A interpretação do autor é ao mesmo tempo inovadora e solidamente fincada na nossa melhor produção humanística. Risério é um daqueles raros intelectuais que unem rigor metodológico e liberdade de pensamento e expressão. Com verve de poeta, faz de seu ensaio uma leitura tão enriquecedora como prazerosa.”

José Geraldo Couto é jornalista e tradutor. Crítico de cinema do Blog do Instituto Moreira Salles e da revista Bravo, traduziu obras do catalão Enrique Vila-Matas e do argentino Adolfo Bioy Casares. Vive em Florianópolis (SC).

Rascunho