Autora de mais de 20 livros, a autora Maryse Condé, nascida na Ilha de Guadalupe, tem seu novo romance publicado no Brasil. O Evangelho do novo mundo é uma parábola contemporânea, carregada de realismo mágico.
Um recém-nascido é deixado por uma jovem no domingo de Páscoa no jardim dos Ballandra, um casal apaixonado que cultiva flores raras e que não pode ter filhos. O bebê recebe o nome de Pascal, e boatos dão conta de que ele é o filho de Deus.
A obra apresenta o universo mágico e politicamente questionador de Maryse Condé, que em 2021 foi agraciada com o Cino del Duca, uma das principais premiações da literatura francesa.
O romance reforça a tradição do evangelho pela lente de um gênero — o realismo mágico — muito relevante nas literaturas latino-americana e caribenha, com referências bÃblicas e pagãs, misturadas à cultura pop e à s filosofias oriental e ocidental. Como nos demais livros de Maryse Condé, o romance reflete seu ativismo.
A escritora atua como professora emérita de francês e filologia românica nas universidades de Columbia e Harvard. Em 2018 recebeu o Prêmio New Academy em literatura, láurea criada como alternativa ao Prêmio Nobel, suspenso naquele ano após denúncias de violência sexual envolvendo integrantes da instituição. No Brasil, publicou Eu, Tituba: bruxa negra de Salem.