🔓 Patrícia Campos Mello e Agualusa participam da série “Diálogos Urgentes”

Eles conversam nesta terça-feira (16) com José Castello e Flávio Stein sobre “Dúvida e certezas” no mundo contemporâneo; evento é gratuito 
16/11/2021

A jornalista e escritora Patrícia Campos Mello e o romancista angolano José Eduardo Agualusa são os convidados de mais uma edição da série “Diálogos Urgentes: Uma indagação do real”, que acontece nesta terça-feira (16), às 19h.

A live é gratuita e será transmitida pelo YouTube. Para participar, é preciso fazer um cadastro prévio no site do evento. O evento é produzido pela associação sem fins lucrativos Escola Livre, com o apoio do Instituto Estação das Letras e do Rascunho.

Patrícia e Agualusa vão conversar com os curadores do evento, José Castello e Flávio Stein, a partir do tema “Dúvida ou certeza?”. Vivemos um tempo dominado pelos fundamentalismos — que vêem a dúvida, sempre, como algo perigoso, ou mesmo malévolo.

Contudo, a dúvida também traz alguns riscos: pode ser paralisante, pode nos atolar em perguntas e mais perguntas que não nos tiram do lugar. Até onde é bom ter certezas? Até onde é bom duvidar? Essas são algumas questões que vão permear o bate-papo.

Repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo, Patrícia Campos Mello venceu o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa e do Premio Rei da Espanha. Formada em Jornalismo pela USP, tem mestrado pela NYU.

Foi correspondente em Washington de 2006 a 2010. Neste ano, é finalista do Prêmio Jabuti na categoria Biografia com A máquina de ódio, sobre o uso de redes sociais por líderes populistas para censurar a imprensa e opositores.

José Eduardo Agualusa é um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade. Nascido em Angola, mudou-se ainda jovem para Portugal, para estudar agronomia e silvicultura.

Acabou alterando a sua carreira para o jornalismo, passando a colaborar com vários jornais, entre eles o Público. Sua obra foi traduzida para mais de 25 idiomas, e em 2016 foi um dos finalistas do Prêmio Man Booker, pelo romance Teoria geral do esquecimento.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho