(10/12/20)
Os filósofos Viviane Mosé e Ailton Krenak finalizam a primeira edição da série Diálogos Imprevisíveis, na próxima segunda-feira (14), às 19h, na plataforma Zoom. Os ingressos podem ser adquiridos neste link. O tema do terceiro e último encontro é “Velocidade” — e a ousadia de desacelerar. O músico Flávio Stein e o escritor Luís Henrique Pellanda vão mediar a conversa. O evento tem o apoio do Rascunho.
A agitação das ruas, das cidades, das redes sociais, das agendas aceleradas — que se refletem no ritmo interior das pessoas — ganham espaço neste debate: correria, atrasos, ansiedade, nervosismo, pânico acabam se tornam doenças de nossa época. É a partir desse cenário que Mosé e Krenak vão conversar.
Viviane Mosé é poeta, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Escreveu e apresentou, entre 2005 e 2006, o quadro Ser ou não ser, no programa Fantástico, da Rede Globo, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Também participou como comentarista do programa Liberdade de Expressão, na Rádio CBN, com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo. É autora de diversos livros de poesia, filosofia e psicanálise.
Ailton Krenak nasceu em 1953. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. Entre seus livros, destaca-se Ideias para adiar o fim do mundo.
O projeto, idealizado pelo escritor José Castello e pelo músico e mediador de leitura Flávio Stein, é realizado pelo Instituto Estação das Letras.