(23/09/2020)
Em setembro o Instituto de Leitura Quindim, localizado em Caxias do Sul (RS), comemora seis anos de atividade. Para celebrar a data, o site da instituição traz uma retrospectiva das atividades mais importantes realizadas nos últimos anos.
Idealizada pelo especialista em literatura infantil Volnei Canônica, a ideia surgiu em 2009, quando ele viajou para conhecer o sistema de bibliotecas e as políticas públicas da Colômbia. Ao conhecer o projeto Espantapájaros, da escritora e especialista Yolanda Reyes, Canônica decidiu que teria um espaço destinado principalmente à infância, o que aconteceu em 2014.
O Quindim nasceu do desejo de formatar um espaço onde crianças, jovens e adultos podem ter acesso à literatura infantil, juvenil e a conteúdos teóricos de qualidade sobre o tema. “Um lugar para pensar o ‘ecossistema do livro’, tendo o leitor, em especial o público infantil e juvenil, como núcleo central desse processo que ajuda a humanizar o dia a dia e a história de diferentes populações”, segundo Canônica.
O nome “Quindim” é uma ideia do ilustrador Roger Mello, vice-presidente da instituição, e homenageia dois grandes autores da Literatura Brasileira: o escritor Monteiro Lobato — pela criação do personagem Quindim, o rinoceronte do Sítio do Picapau Amarelo —, e o poeta Mario Quintana, já que o doce quindim era o seu favorito.