Vidraça

agosto 2011 / Vidraça / Vidraça_agosto_2011

Texto publicado na edição #136

Vidraça_agosto_2011

  O Brasil traduzido No início do mês passado, durante a nona edição da Flip, a ministra da Cultura Ana […]

> Por LUÍS HENRIQUE PELLANDA

 

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda

O Brasil traduzido
No início do mês passado, durante a nona edição da Flip, a ministra da Cultura Ana de Holanda anunciou, por meio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a publicação do edital Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições. A previsão é que, ainda nesta década, R$ 12 milhões sejam distribuídos a editoras estrangeiras que pretendam traduzir, reeditar, publicar e distribuir obras de autores brasileiros no exterior. A idéia seria preparar o terreno para um esperado crescimento de interesse do mercado internacional pela nossa literatura. Indícios dessa tendência seriam as homenagens que o Brasil receberá em algumas feiras literárias importantes, como a de Frankfurt (2013) e a de Bologna (2014), e no Festival Europalia, em Bruxelas (2011). O presidente da FBN, Galeano Amorim, diz que o plano do MinC é triplicar, nos próximos anos, o número de livros brasileiros publicados no exterior.

Granta seleciona
A revista Granta em Português, editada pela Alfaguara, está selecionando autores nacionais com menos de 40 anos para uma edição especial. Trata-se da publicação Os melhores jovens escritores brasileiros, prevista para sair em português, inglês e espanhol, no Brasil e fora dele, a partir de julho do ano que vem. Para inscreverem-se, os candidatos — obrigatoriamente nascidos depois do dia 1.◦ de janeiro de 1972 — devem enviar à Granta (Rua Cosme Velho, 103, CEP 22241-090, Cosme Velho, Rio de Janeiro – RJ), até 30 de setembro, contos ou trechos de romance inéditos. Para participar, também é necessário que todos já tenham publicado pelo menos um texto de ficção em livro, ou que tenham um contrato de publicação já assinado com uma editora. A comissão julgadora será formada por Cristovão Tezza, Samuel Titan Jr., Marcelo Ferroni, Isa Pessôa, Benjamin Moser, Manuel da Costa Pinto e Italo Moriconi. Mais detalhes no site.

Dois poetas relançados
A organização da Flip anunciou que o homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty do ano que vem, quando o evento completará uma década de existência, será Carlos Drummond de Andrade. Aproveitando a ocasião — 2012 também marca os 25 anos de morte do autor de A rosa do povo e os 110 anos de seu nascimento —, a Companhia das Letras aproveitará para relançar toda a obra do poeta. Outro que terá seus livros relançados em breve é Mario Quintana, cuja obra foi adquirida recentemente pela Alfaguara. A previsão é que as novas edições comecem a sair em meados de 2012.

O Paraná que pouco se lê
Recentemente foram divulgados os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Paraná, realizados por uma parceria entre a Gazeta do Povo, a Posigraf, a Paraná Pesquisas e o ex-deputado federal Marcelo Almeida, antigo líder da Bancada do Livro e da Leitura no Congresso Nacional. Alguns dos números levantados chamaram bastante a atenção dos autores locais, em especial os que dão conta do interesse do Paraná pelos seus escritores: aproximadamente 94% dos entrevistados não souberam dizer o nome de um escritor paranaense admirado. Entre os autores mais lembrados estão Dalton Trevisan, com 1,3% das citações, e Paulo Leminski, com 0,9%. Nenhum outro alcançou a marca de 1% de votos.

Lendo com Sérgio Rodrigues
O escritor e jornalista Sérgio Rodrigues, editor dos blogs Todoprosa e Sobre Palavras e autor de livros como Sobrescritos, As sementes de Flowerville e Elza, a garota, foi o vencedor da edição 2011 do Prêmio Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria literatura. Entre os dias 24 e 26 de agosto, das 14 às 18 horas, ele estará na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), ministrando oficinas gratuitas de leitura aos usuários do espaço. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas até o dia 10 de agosto, pelo e-mail oficinabpp@bpp.pr.gov.br. Os interessados precisam enviar, à BPP, um breve currículo acompanhado de um texto de até 2 mil caracteres sobre um romance brasileiro que os tenha marcado de alguma forma. O próprio Rodrigues fará a seleção dos candidatos.

Torres na BPP
O projeto Um Escritor na Biblioteca, também da BPP, receberá este mês o escritor Antônio Torres, autor de Um cão uivando para a lua e Essa terra, entre vários outros. O encontro com Torres acontece no dia 16 de agosto, às 19 horas, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. A entrada é franca.

Márcio Souza no Paiol
O convidado de agosto do Paiol Literário é o escritor amazonense Márcio Souza, autor de Revolta, Mad Maria e O brasileiro voador, entre outros. O encontro acontece no Teatro Paiol, em Curitiba, no dia 9 de agosto, a partir das 20 horas. Entrada gratuita.

Print Friendly